Imagem de sala de monitoramento. Monitoramento de TI.

Em qualquer empreendimento, o responsável por um determinado setor é chamado se algo parar de funcionar. Hoje em dia, essa é uma das maiores preocupações dos profissionais de TI, pois é preciso ter uma estratégia de monitoramento eficiente para que a organização continue funcionando em perfeito estado.

É preciso ter várias abordagens para gerenciar e monitorar alertas, hardwares, softwares e… o help desk! Afinal, o sucesso das operações de atendimento depende do pleno funcionamento dos recursos internos de uma empresa.

Mas como o setor de TI pode gerar esse impacto tão positivo para a equipe de suporte? É isso que vamos abordar neste artigo! Aqui você entenderá um pouco mais sobre o que é o monitoramento de TI, como ele funciona em conjunto com o atendimento e como pode gerar mais resultados. Vamos começar?

O que é o monitoramento de TI?

O monitoramento de TI é basicamente uma gestão dos ativos presentes no negócio. Com ela, você poderá verificar o que está funcionando e o que não está funcionando para poder intervir e solucionar problemas antes que qualquer colaborador sinta o menor sinal deles. Quase como um super herói silencioso!

Gif Batman fazendo sinal de positivo.

Para isso, o gerente de TI deve implementar um conjunto de ações preferencialmente baseadas em conceitos como o ITIL. A partir daí, as práticas devem monitorar a rede, softwares, hardwares e serviços oferecidos. Ou seja, é basicamente uma gerência dos recursos, para que nada saia do ar perante os usuários.

E se falamos do ITIL, ter um SLA também é imprescindível. Afinal, é impossível manter qualquer sistema no ar a todo momento. Algo inesperado como uma simples manutenção ou um drástico ataque hacker podem acontecer e é preciso estar preparado pra isso.

Portanto, é válido definir o nível de SLA em conjunto com a equipe e com os gestores!

Por fim, vale ressaltar que o monitoramento de TI não se restringe apenas aos problemas. Ele também engloba a subutilização de recursos que acontece quando, por exemplo, um funcionário utiliza um computador muito bom, sendo que o seu trabalho não exige isso.

Nesse caso, essa subutilização gerará um falso positivo no relatório de desempenho e a máquina ainda poderia estar nas mãos de outro colaborador que aproveitaria mais dela. Perda de dinheiro e falta de mensuração na empresa! Terrível, né?

Saiba Mais >> Da série, se fosse você faria: beneficios de realizar corretamente o processo de gestão de incidentes ITIL

O sucesso das operações de atendimento com o monitoramento de TI

E é claro que todas essas ações podem se voltar ao sucesso das operações de atendimento se pensarmos em um âmbito maior. Afinal, tudo que impacta nos recursos de TI, impactará diretamente em qualquer setor do negócio!

Então vejamos alguns impactos gerados no atendimento a partir do monitoramento de TI:

Gif de gato com peruca rosa e headphone digitando. Estratégia de monitoramento de TI.

  1. Otimização de recursos

Como dito anteriormente, a subutilização de recursos pode ser um problemão para qualquer empresa. Ao percebê-la, o gerente de TI pode redirecionar os recursos dentro de um mesmo setor, o que otimizará o trabalho como um todo.

Além disso, essa ação no monitoramento de TI pode reduzir custos básicos, melhorar consideravelmente a mensuração de resultados e facilitar a administração. Afinal, é muito mais fácil verificar qualquer coisa se tudo está alocado da maneira certa!

  1. Melhora de produtividade

Também vale ressaltar que o suporte técnico é a base do empreendimento. Isso porque todas as questões internas e externas são levadas para essa equipe que soluciona os problemas.

Logo, você precisa ter uma boa gestão de incidentes para que os processos possam ser muito mais fluidos dentro do suporte. Isso acabará aumentando a produtividade e, logicamente, o sucesso das operações de atendimento.

  1. Cumprimento do SLA

Esse ponto impacta justamente no cliente final, pois de nada adianta oferecer a garantia de um SLA se ele não é cumprido. Com o monitoramento de TI, o gerente estará observando continuamente o que está sendo feito e verificando se o SLA está sendo cumprido.

Esses são apenas alguns dos impactos diretos que o monitoramento de TI tem sobre o sucesso das operações de atendimento. Mas todas essas ações têm apenas um objetivo: melhorar os resultados do negócio como um todo!

Saiba Mais >> Como fazer uma eficiente gestão de ativos de TI em sua empresa

Imagem central de computadores. Estratégia de monitoramento de TI.

Como o monitoramento de TI pode gerar melhores resultados?

Já temos algumas garantias de resultados se falarmos apenas do cumprimento do SLA. Afinal, prometer uma boa qualidade de serviço e cumpri-la não é só essencial, mas também encantador!

Esse tipo de dedicação motiva o sucesso das operações de atendimento que oferecem um ótimo serviço final aos clientes.

Gif mulher ao telefone: "I think it would be simply charming".

Além disso, o monitoramento de TI pode detectar falhas, como dito, mas o mais legal é que a empresa pode fazer ações a partir daí!

Por exemplo, os gestores podem pensar em treinamentos específicos se a área de TI entender que alguma ferramenta é subutilizada pelo atendimento devido à falta de conhecimento.

Ações como essa farão com que um setor inteiro aprenda um pouco mais sobre o trabalho e consiga desenvolvê-lo melhor. Ainda sobre a capacitação, criar outras formas de envolver os colaboradores dentro desse universo também é muito útil, pois prevenirá problemas posteriores.

Por fim, tudo isso aumentará a performance do negócio, reduzirá custos, melhorará a segurança e muito mais! Logo, ter um bom monitoramento de TI é estar à frente dos problemas e pensar em soluções que otimizem os processos antes de qualquer pessoa imaginar!

E para ter uma ajudinha nesse sentido, que tal contar com a ajuda de um help desk profissional? Com a Milldesk você poderá monitorar vários pormenores do suporte,  melhorando o sucesso das operações de atendimento.

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