Comprar online é uma maneira de economizar para muitos consumidores. Mas você sabia que seu comércio eletrônico pode estar se prejudicando por falta de informação ao consumidor? Fornecer um excelente serviço de atendimento ao cliente é parte integrante de todos os negócios de comércio eletrônico, e descrever sobre essa importância é o que vamos falar neste artigo! Let’s go!

Seu cliente confia no comércio eletrônico?

Se pararmos para pensar na evolução do comércio eletrônico, nós conseguimos perceber um grande avanço na confiabilidade dos consumidores ao comprar online. No início da aplicação do e-commerce, um dos fatores considerados no momento de decisão de compra do consumidor final era a confiabilidade no site.

Ou seja, o desejo de consumir existia, mas estava completamente associado a um possível prejuízo. Já que não existia meios de garantir que o que estava sendo comprado iria chegar. Por isso, podemos dizer que 99% das compras eram feitas com valores abaixo da casa das centenas de reais.

Com o surgimento das certificações digitais, essa confiança começou por aumentar. Já que a sensação de segurança se tornou um pouco maior. Mas ainda existiam restrições. Uso do cartão de crédito por exemplo, ainda era baixo. As pessoas ainda preferiam por fazer compras e pagar em boletos bancários.

Hoje o comércio eletrônico tornou-se uma realidade na vida do consumidor. Com o aumento da quantidade de informações, e o quesito segurança estar mais avançado, as pessoas estão mais confiantes. Diversas barreiras foram superadas, para que seu comércio eletrônico consiga te trazer lucros.

Mas há uma barreira que existiu e sempre vai existir. Decidir comprar um produto pode ter se tornado mais fácil. Mas existem algumas etapas em que a presença de um agente solucionador pode significar bastante para seu consumidor final. Dúvidas sobre o produto, garantias, prazos de entrega, atrasos, elogios, reclamações. Para tudo isso interações mais pessoais são necessárias. E é com isso que seu comércio eletrônico ganhará mais credibilidade.

Onde você pode aplicar o helpdesk no seu e-commerce?

O helpdesk dentro do seu e-commerce será seu ponto de contato com o consumidor final. Por isso, ele passou de ser uma ‘futilidade’ passando a se tornar uma necessidade dentro do comércio eletrônico. Um bom helpdesk aumenta vendas e fideliza clientes. Se tornou estratégico.

Os cliente do comércio eletrônico se tornaram mais exigentes e mais ágeis. A confiabilidade no seu produto e a reputação do seu e-commerce, está atrelada diretamente a informações. E quanto mais rápidas as soluções estiverem disponíveis melhor.

Por isso, ter um atendimento disponível em toda a jornada de compra do seu cliente é tão importante. Imagine a seguinte história: um possível cliente entra no seu site e encontra um produto que estava buscando com um preço muito favorável. Mas ele tem dúvidas técnicas sobre o produto em questão. Imagine se ele pudesse entrar em contato direto com um atendente em seu helpdesk para ter a certeza da decisão da compra.

Vamos um pouco mais além. Imagine o cliente que comprou no seu comércio eletrônico mas está com dúvidas sobre o prazo de entrega. Ou um cliente que ficou insatisfeito com o atraso na entrega. Ou até mesmo aquele que curtiu tanto a experiência de comprar na sua loja virtual que gostaria de elogiar o atendimento.

São em todos esses momentos que o atendimento ao consumidor traz WOW moments. Seu helpdesk deve atender desde uma dúvida básica até dúvidas avançadas. Seu consumidor, quer e precisa ser ouvido. Afinal, ele não terá o produto final para tocar, cheirar, sentir (sim clientes gostam disso antes de comprar). Por isso, quanto maior e melhor for atenção dada a eles mais garantida será a confiabilidade do seu atendimento.

O que seus clientes esperam de um helpdesk?

Seu cliente espera do seu helpdesk um bom atendimento. Que no mínimo detalhe haja a diferença. Seu cliente espera que você seja capaz de atender as necessidades dele, desde as mais simples às mais complexas. Facilitando todo o processo de compra. Para ter satisfação e propagar seu comércio eletrônico aos quatro ventos.

Por isso, forneça sempre confiabilidade. Respostas claras e corretas. Tenha um real interesse no que seu consumidor está demandando. Se para uns pode parecer tolice, para outros pode ser uma barreira maior que a muralha da China. Nunca deixe de ser empático. Compreenda o que seu cliente sente.

Se você já entrou numa loja física e pelo mau atendimento desistiu da compra, imagine se seu consumidor virtual não for bem atendido. Basta uma nova busca no Google para que você perca uma venda. Os consumidores sabem que a concorrência no comércio eletrônico é grande. Por isso ele deseja ser VIP.

Bom atendimento traz satisfação na compra, com seu produto e fidelização. Lembre-se sempre disso!

Porque o helpdesk é importante no atendimento multicanal?

Comunicação é ponto fundamental no desempenho de um bom atendimento ao consumidor. E seu comércio eletrônico deve garantir que seu cliente se sinta valorizado, com suas demandas atendidas. E mais do que tudo, respeitado. Por isso, se seu e-commerce trabalha com outros canais de atendimento, como telefone, ou até mesmo loja física, ter um helpdesk se mantém necessário.

Imagine que seu cliente ligue para sua empresa buscando a solução de algum problema, vamos manter o exemplo da entrega do produto. E esse atendimento não é registrado. Depois de um tempo, ele gostaria de complementar a informação que obteve, mas faz um atendimento através da abertura de um chamado no seu helpdesk. E recebe a mesma resposta que teve pelo contato telefônico.

Frustrante, não?!

Ter um helpdesk que some todas as informações garante que seu comércio eletrônico não seja prolixo. E entregue o atendimento VIP, e muitos mais WOW moments. Por isso, ter um atendimento multicanal associado a um helpdesk traz à sua empresa dados para entregar cada vez mais sucesso ao seu consumidor.

Ficou curioso em como um helpdesk pode contribuir ainda mais no seu comércio eletrônico. Acompanhe o nosso blog e descubra muito mais novidades!

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